PAQUETE VERA CRUZ


 

Vera Cruz foi um paquete português. Pertenceu à Companhia Colonial de Navegação (CCN), a quem serviu entre 1952e 1973, tendo atendido a linha do Brasil.

Foi construído nos estaleiros da Société Anonyme John Cockerill, na Bélgica, em 1950. A sua encomenda inseriu-se dentro do Plano de Renovação da Marinha de Comércio - conhecido por Despacho 100 - implementado por Américo Tomás, então ministro da Marinha de Portugal.

Ao abrigo desse plano, foram construídos 56 novos navios para a marinha mercante portuguesa - entre os quais vários grandes paquetes como o "N/T Vera Cruz" - que ficaram conhecidos como "navios do Despacho 100".

De concepção avançada à época, foi o primeiro grande paquete português, uma vez que os navios de passageiros até então, excepto o "N/T Serpa Pinto", constituiam-se em unidades mistas de passageiros e carga.



O seu projeto foi semelhante ao do "N/T Santa Maria", também pertencente à CCN, e que entraria ao serviço em 1953.

A sua construção custou ao estaleiro 86 000 horas de trabalho e foram utilizadas 8 mil toneladas de aço e 150 toneladas de alumínio, sendo instalados no navio 240 quilómetros de cabos elétricos e 96 quilómetros de encanamentos.

Estiveram envolvidos na construção cerca de 1.000 técnicos e operários, que trabalharam durante 18 meses.

Os passageiros dispunham de salas de cinema, jardim de inverno, piscina e hospital.



Foi lançado ao mar em 2 de junho de 1951, tendo adentrado a barra do rio Tejo em março de 1952. Estava equipado com aparelhos de radar com alcance de 30 milhas náuticas, agulha giroscópica e piloto automático. Custou 408.000 contos em 1952.

A sua viagem inaugural iniciou-se a 20 de março de 1952, com destino a Buenos Aires, com escalas em Rio de Janeiro, Santos e Montevideu, tendo como passageiros de honra o Almirante Gago Coutinho, o Almirante Henrique Tenreiro, Teófilo Duarte, a fadista Hermínia Silva e uma missão cultural.

Até julho de 1954 permaneceu, com o irmão gémeo N/T Santa Maria, exclusivamente na "Rota do Ouro e Prata" (Lisboa -Buenos Aires).

A partir dessa data passou a servir a carreira da América Central (Lisboa - Havana) com escalas em Vigo,Funchal, Santa Cruz de Tenerife, La Guaira e Curaçao. A partir de 1956 ambos os navios começaram também a servir na Carreira de África.



Com a eclosão da Guerra Colonial Portuguesa, O N/T Vera Cruz, foi adaptado ao transporte de tropas, tendo ficado afecto a esse serviço até janeiro de 1972.

A partir dessa data o navio permaneceu atracado no Porto de Lisboa até 4 de março de1973, data em que saiu para a sua última viagem com destino ao desmantelamento na República da China.









Paquete "Vera Cruz" (1952-1973)

Construído nos estaleiros belgas Cockerill em 1950, foi lançado à água em Junho de 1951 e em Março de 1952 entrou no rio Tejo. Estava equipado com aparelhos de radar com alcance de 30 milhas, agulha giroscópica e piloto automático. Os passageiros alojados em 3 classes dispunham de salas de cinema, jardim de inverno, piscina e hospital. Na viagem inaugural, iniciada a 20 de Março de 1952, com destino ao Rio de Janeiro, teve como passageiro de honra o Almirante Gago Coutinho. Durante os primeiros anos fez a carreira do Brasil. Até finais da década de sessenta efectuou o transporte de tropas para as colónias de África. Em Março de 1973 foi vendido à Formosa. Características: Arqueação bruta - 21 765 toneladas Comprimento - 185.8 metros Boca - 23.1 metros Lotação - 1 242 passageiros Velocidade de cruzeiro - 21 nós



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