LUÍSA SATANELA (1895-1974)


 

LUÍSA SATANELLA é o nome artístico (aportuguesado) de Paola Luísa Maria Oliva, Actriz e Empresária Teatral, nasceu em Turim (Itália), a 26-08-1895, e faleceu em Óbidos, a 12-01-1974. Era filha de uma Artista do Teatro de S. Carlos, veio para Portugal com a idade de cinco anos, com sua mãe que cantava ópera no Teatro de São Carlos, em Lisboa.

Com sete anos de idade era bailarina. Aos 12 anos fez uma “tournée” ao Brasil e Argentina.

Estreou-se em Outubro de 1911 no Teatro Nacional de Buenos Aires (Argentina), com a peça O Garoto de Napoli, incorporada no elenco da Empresa Teatral Charles Seguier.

Em Portugal estreou-se em 1917 no Teatro Avenida, com a opereta Reizinho. Cultivou vários géneros teatrais, mas incidindo mais nas variedades, revistas, operetas e comédias.

Percorreu a Argentina, Uruguai e Brasil. Em 09-08-1936 despediu-se do público de Lisboa, no Teatro da Trindade, interpretando a revista Estrelas de Portugal. Dias depois embarcou para o Brasil, tendo regressado a Lisboa em 25-04-1945.

No Brasil trabalhou na Companhia de Jardel Gercolis. Dedicou-se ainda neste espaço de tempo, à exploração de um luxuoso Hotel de que depois foi proprietária.

Aceitou depois um contrato para a Rádio, seguindo-se novas temporadas teatrais nas Companhiasd de Carlos Gomes, João Caetano, Dulcina Oldillon, etc.

Distinguiu-se na interpretação das seguintes peças: Miss Diabo; Conde Barão; João Ratão; Eva; Casta Suzana; Pernas ao Léu, etc.

Com o Actor Estevão Amarante, formou várias Empresas Teatrais. Retirou-se da cena, e tornou-se concessionária da Pousada do Castelo de Óbidos.

As principais peças em que participou foram: Rainha do Animatógrafo; Salada Russa; Amor Perfeito; Amor dos Apaches; João Ratão; Miss Diabo; Avó Maria; Pai Simão; Maridos Alegres; Amor de Máscara; Os Sinos de Corneville; Sonho de Valsa; O Toureador; PérolaNegra; Paris-Monte Carlo; Flores da Noite; Uma Viagem à China; O Poço do Bispo; Bom Ladrão; Purulau; Reisinho; O Conde de Luxemburgo; Pernas ao Léu; Mulher Ingrata; Porto àVista; A Feira da Alegria; O Padre Cura; Água Pé; Cantiga Nova; A Loja do Povo; Sardinha Assada; Estrelas de Portugal; Conde Barão; Passarinho da Ribeira; Banhos de Sol; Travessa da Espera; Loja do Povo; e O Canto da Cigarra.
















https://mulheresilustres.blogspot.com/2011/06/luisa-satanela.html


 

Comentários

Mensagens populares