Miscelânea Fotográfica

Hoje recordamos o Cais do Seixal e as suas pontes

As Pontes pedonal e  do caminho de ferro sobre o rio Coina, que ligava o Barreiro ao Seixal., em 14 de outubro de 1948



Hoje registamos alguns navios que atracaram o Cais da Gare Marítima de Alcântara, que regressaram ou se destinaram ao continente africano


Na conversa com os agricultores
No seu gabinete do Palacete de Sao Bento

Eu sou do tempo em que se cozinhava a petróleo numa "máquina revolucionária", fabricada em Torres Vedras: HIPÓLITO.
Era miúdo.
(foto pb Sandra Gaspar) .


Esta teria sido a outra Ponte Salazar, atualmente submersa na foz do rio Dão, pela Barragem da Aguieira.



Estas comparações representam Anos Loucos 20 em Lisboa.

Mural no Hipodamo de Campo Grande ano 1928

Créditos. Antunes Fotografia



O Elevador de São Sebastião, ou Ascensor de São Sebastião da Pedreira, etc. era um sistema de transporte por cabo sem-fim em funcionamento em Lisboa, Portugal, projectado por Raoul Mesnier de Ponsard.

Ligava o Largo de São Domingos, na Baixa, ao Largo de São Sebastião da Pedreira (dando acesso ao Jardim Zoológico de Lisboa, então a funcionar na Palhavã), passando pelo Largo do Andaluz.

Funcionava a vapor.


 

Eléctrico na Rua das Portas de Santo Antão


 

 


Porto de Lisboa recorda a antiga Ponte giratória na Doca de Alcântara, em Lisboa. Reconhece esta paisagem nos dias de hoje. 17 Maio 1938



Com isto, a minha avó fazia o melhor puré de batata do mundo




..

Escadas de serviço nas traseiras dos bairros antigos de Lisboa onde vários vendedores ( Exemplo Padeiros, Varinas ) também por onde os amates Homens e Mulheres fugiam, e as sopeiras  das residências de boas famílias e com boas posses financeiras para compras na praça ou loja de produtos alimentares, outros, para casa

Créditos : Antunes Fotografia 




Praça de Parada Leitão (esquerda da imagem, Gomes Teixeira, centro/direita), antiga Praça dos Voluntários da Rainha, vulgarmente denominada por 'Praça dos Leões', numa perspectiva que nos permite ver a Igreja do Carmo, ostentando os seus belíssimos painéis de azulejos, com autoria de J. Colaço, circa 1970.






“Anda comigo ver os aviões levantar voo
A rasgar as nuvens
Rasgar o céu“ cantam Os Azeitonas
 
Aeroporto Humberto Delgado, também chamado Aeroporto de Lisboa ou Aeroporto da Portela.



Ponte Salazar, foz do Dão, hoje submersa pela Barragem da Aguieira, situava-se na aldeia de Foz do Dão, inaugurada em 1935.




Estas duas fotos são no Tejo em 1981, pode ver o Cacilheiro Trafaria Praia Transtejo a navegar do Terreiro do Paço rumo a Cacilhas.

Por Nuno Bartolomeu.



Grupo formado em 1957 sob a direção de Joaquim Marques “Sete Saias”. Este rancho folclórico atingiu bastante notoriedade no país e no estrangeiro com atuações em diversos países da Europa e nos Estados Unidos da América. Durante as décadas de 50 e de 60 participou em programas televisivos transmitidos em direto pela RTP, promovendo a terra e a região com as danças e cantares do ribatejo. Extingue a sua atividade nos finais dos anos 60 do século XX.

Foto: Rancho Típico Sete Saias, de Benavente
Ano: 1958
Autor: Foto Benarte – Benavente


Comentários

Mensagens populares