Conhecer a majestosa estação do Rossio
No dia 18 de maio de 1890 era inaugurada uma das mais emblemáticas estações de Lisboa, na Praça dos Restauradores: a estação do Rossio. O projeto para a sua construção partiu da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, uma empresa que marcou o progresso do país no século XIX.
A Companhia
Real de Caminhos de Ferro Portugueses teve um papel marcante no país e em
Lisboa no século XIX, não só pela ligação sobre carris do interior de Portugal
e do país para o resto da Europa, como pela expansão do telégrafo e a melhoria
do sistema de correios no país. Ângela Salgueiro, investigadora
do Instituto de História Contemporânea (IHC) da NOVA FCSH, na
sua tese de mestrado em História (2008), analisa o contexto histórico
e económico e as construções desta Companhia, desde 1859 até 1891.
A estação do
Rossio foi projetada e edificada com o intuito de substituir a estação de
Santa Apolónia. A ideia da Companhia Real da Companhia de Ferro Portugueses era
a de transferir a centralidade da estação de Santa Apolónia para o coração da
cidade, no que diz respeito ao “tráfego de passageiros e mercadorias de grande
velocidade”, aponta a investigadora.
Na
construção do ramal que iria ligar Lisboa à vila de Cascais, ficou estabelecido
que as ligações entre Cascais e a linha de Sintra e Torres Vedras iriam passar
pela estação do Rossio. Os custos adicionais para a edificação desta estação
foram ligeiramente avultados. Houve uma “discussão acesa”, porque os
empreiteiros sugeriram um projeto mais simples, sendo recusado pelo Conselho
por não estar à altura da intenção da Companhia. Chegou-se a acordo e
o espaço ajardinado deu lugar ao túnel e à estação de comboios do
Rossio.
O projeto
ficou a cargo do engenheiro Cândido Xavier Cordeiro e o túnel do Rossio foi
inaugurado em abril de 1889. Foi noticiada na Gazeta dos Caminhos de Ferro de
Portugal e Hespanha (n.º 27, 16 de Abril de 1889) .
Está
inaugurada a grande obra de arte que, ao mesmo tempo que é um arrojo mais da
nossa engenharia, representa uma belleza e uma commodidade para a nossa
capital. (…) O tunnel acha-se no mais perfeito estado de construcção, largo,
espaçoso, ventilado, promettendo ser um dos maiores attractivos á viagem em
caminhos de ferro, no nosso paiz. A sua construcção começou em 25 de junho de
1887 pela abertura dos poços (…) A bocca de entrada é, como se sabe, junto da
calçada da Gloria, formando um duplo tunnel na extensão de 27 metros, e
seguindo depois em um só arco por debaixo da cidade (…)
Apesar de a
Companhia Real de Ferro Portugueses entrar na bancarrota após 1891, esta foi
muito importante para o progresso do país, porque “surgiu um conjunto de obras
emblemáticas da arquitetura ferroviária portuguesa e da própria cidade de
Lisboa, construídas com o intuito de prestigiar e enaltecer a própria
Companhia, como são o túnel e a estação do Rossio”
Por : Ana
Sofia Paiva
Estação do Rossio
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